segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gerenciamento estratégico



O que é gerenciamento estratégico?

Consiste em tomar as decisões operacionais (praticamente no dia a dia dos negócios) levando em conta os nossos objetivos e condicionantes estratégicos. Algo assim como um general de exercito que muda dois batalhões de posição, num subsetor remoto da frente, para reforçar um outeiro que lhe será útil daí a três meses, na grande ofensiva que planejava.
As empresas que chegaram ao nível do gerenciamento estratégico têm duas características em comum: são quase todas as firmas multinacionais, mestres na arte de administrar, e são orientadas para o mercado, distinguindo-se pela sua política e experiência de marketing. Pode-se mesmo dizer que o domínio das técnicas e da filosofia de marketing constitui um pré-requisito para um efetivo gerenciamento estratégico.
Sob outra ordem de idéias, gerenciar estrategicamente seria também condicionar nossas ações táticas (ou operacionais) à premissa máxima do plano estratégico que é a garantia da perenidade da empresa. Isso significa que a empresa terá quatro principais fortalezas a serem preservadas:

1. Visão estratégica;
2. Orientação para o mercado;
3. Cultura organizacional aberta às inovações e mudanças;
4. Busca incessante da excelência.

Finalmente, gerenciar estrategicamente significa ainda ter capacidade de discernimento para decidir qual dessas preocupações deve ser considerada como prioritária em cada momento da vida da empresa; e qual o ritmo (mais ou menos veloz) de nossas ações. Nisso, a empresa não difere muito de um grande time de futebol que escolhe o padrão de jogo e a velocidade dos momentos de acordo com o adversário e com os seus próprios objetivos.

Fonte: Francisco Gracioso, Marketing Estratégico. São Paulo: Atlas, 2007, p.219-220

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls