segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As novas capacidades do consumidor


A revolução digital colocou nas mãos do consumidor e das empresas uma serie de novas capacidades. Pare um pouco para pensar no que os consumidores têm hoje que não tinham antes:

· Aumento substancial no poder de compra. Os consumidores de hoje só precisam dar um clique para comparar os preços e os atributos de produtos concorrentes. Em questão de segundos, obtêm as respostas pela Internet. Não precisam ir pessoalmente as lojas, estacionar, esperar na fila nem conversar com vendedores. Os consumidores podem ate mesmo propor quanto querem pagar por um quarto de hotel, uma passagem aérea, um aluguel, e ver se há fornecedores interessados. Compradores podem fazer um leilão em que os fornecedores concorrem para obter seu pedido. Alem disso, os compradores podem unir-se e somar o valor de suas compras para conseguir maiores descontos por volume.

· Maior variedade de bens e serviços disponíveis. Hoje é possível comprar quase tudo pela Internet: móveis, maquinas de lavar, consultoria administrativa, conselhos médicos. A Amazon.com anuncia-se como a maior livraria do mundo, com mais de três milhões de livros – nenhuma livraria física consegue chegar nem próximo disso. Alem disso, os compradores podem encomendar esses produtos de qualquer parte do mundo, o que permite grandes economias a pessoas que moram em países com oferta local muito limitada. Isso também significa que os compradores em países em que os preços são altos podem reduzir seus custos comprando em países que os preços são mais baixos.

· Grande quantidade de informação sobre praticamente tudo. As pessoas podem ler quase todos os jornais, de qualquer língua e de todas as partes do mundo. Podem acessar, on-line, enciclopédias, dicionários, informações medicas, críticas de filmes, relatórios de consumo e outras incontáveis fontes de informação.

· Maior facilidade de interação para fazer e receber pedidos. Os compradores de hoje podem fazer seus pedidos de casa, do escritório ou do telefone celular 24 horas por dia, sete dias por semana, e os pedidos serão entregues rapidamente em sua casa ou escritório.

· Capacidade de comparar impressões quanto a produtos e serviços. Os clientes podem entrar em uma sala de bate-papo que focaliza uma área de interesse comum e trocar informações e opiniões.

Fonte: Philip Kotler e Kevin Lane Keller, Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 10.

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