segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os tipos de comunicação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrJyqVLuKv9hz3NzltJT_CTwBIp5SzHLWJSHprfdJdYO-KxJ_pOK796bWMhg3lpJXUkDBoDQInVpErKcIpJ3HyQnsyJLw0xaEp8qkxxI6r5SjscNjmTgPOqmfj5qHvtDkQrzydE8__ubg/s1600/comunicacao-visual%5B1%5D%5B1%5D.jpg

Comunicação é o processo de troca de informações e pode ser classificada de acordo com o número de pessoas envolvidas.

Comunicação intrapessoal: é quando nos comunicamos com nós mesmos em forma de pensamentos ou por meio da escrita do nosso diário pessoal.

Comunicação interpessoal: é quando ocorre a troca de informações entre duas
pessoas, como nas conversas face a face, por meio de uma carta ou e-mail, a um amigo ou até mesmo em uma conversa por telefone.

Comunicação em grupo: geralmente refere- se a situações nas quais três ou mais pessoas estão em comunicação, como em sala de aula, palestras, discursos, em teleconferência ou conferência por telefone.

Comunicação de massa: é quando nos comunicamos de forma coletiva, com a pretensão de atingir uma grande audiência, um grupo anônimo e heterogêneo de pessoas; ou seja, atingir um conjunto de consumidores não-identificados, e não a um indivíduo simplesmente.
É geralmente definida como um-para-muitos, com limitadas respostas da audiência, como no caso de jornais, televisão, revistas e filmes.

Comunicação dirigida: caracteriza-se pela determinação de um grupo de pessoas homogêneas e pela identificação de públicos ou segmentos de mercado previamente selecionados, como no caso de uma mala-direta enviada e endereçada para um determinado grupo de dentistas.

Comunicação integrada: é a utilização de mais de um meio de comunicação, simultaneamente, contendo uma única mensagem. Sua característica é a utilização de forma conjugada de todas as áreas do marketing (Publicidade e Propaganda, Venda Pessoal, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing Direto e Internet), em que cada uma delas contribua particularmente para o alcance dos objetivos. Podemos citar como exemplo um comercial de ração bovina numa emissora de televisão a cabo, juntamente com uma mala-direta e um anúncio numa revista especializada, todos numa mesma época, com a mesma mensagem e direcionados para um mesmo grupo de fazendeiros.

A idéia da comunicação integrada é causar o maior impacto possível, por meio da utilização de vários meios de propaganda, com uma única e mesma informação; ou seja, é uma forma de cercar o público-alvo nos diversos canais possíveis de atingi-lo. Entretanto, o seu planejamento torna-se mais complexo diante das novas tecnologias, visto que se trata de uma operação com diferentes tipos de mídia e veículos de comunicação, utilizados ao mesmo tempo e de forma integrada.


Autor: Ricardo alves

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls