segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Definiçao de Marketing


O que e marketing?

O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele “supre as necessidades lucrativamente”. Quando a eBay percebeu que as pessoas não conseguiriam localizar alguns dos itens que mais desejavam e criou um espaço para leiloes on-line e quando a IKEA notou que as pessoas queriam bons móveis a preços substancialmente mais baixos e criou sua linha de móveis desmontáveis, elas mostraram sua capacidade de Marketing, transformando uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios lucrativa.

A American Marketing Association oferece a seguinte definição: o Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado. Lidar com processos de troca exige boas doses de trabalho e habilidade. A administração de Marketing acontece quando pelo menos uma parte em relação de troca potencial procura maneiras de obter as respostas desejadas das outras partes. Vemos a administração de Marketing como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.

Podemos estabelecer definições diferentes de Marketing sob as perspectivas social e gerencial. Uma definição social mostra o papel do Marketing na sociedade. Certo empresário disse que o papel do Marketing é “fornecer um padrão de vida mais alto”. Eis uma definição social que atende ao nosso objetivo: Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. Como definição gerencial, o Marketing muitas vezes é descrito como “a arte de vender produtos”. De fato, as pessoas se surpreendem quando ouvem que a parte mais importante do Marketing não é vender! Vendas são a ponta do iceberg do Marketing. Peter Drucker, um dos principais teóricos da administração, apresenta assim a questão:

Pode-se considerar que sempre haverá necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do Marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o Marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.

Fonte: Philip Kotler e Kevin Lane Keller, Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 4.

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