quarta-feira, 3 de agosto de 2011

As dez regras do marketing radical


Os CEOs de empresas que fazem marketing radical não devem permitir que surjam camadas administrativas entre eles e o mercado.

3. Encontre-se pessoalmente com quem mais importa – o cliente

Praticantes do marketing radical conhecem a vantagem da interação direta com os clientes.

4. Use a pesquisa de mercado com cautela

Os praticantes do marketing radical preferem técnicas baseadas em uma maior proximidade com as pessoas.

5. Contrate missionários apaixonados, e não profissionais de marketing

As empresas que praticam o marketing radical “não tem profissionais de marketing, tem missionários”.

6. Ame e respeite os clientes como indivíduos, e não como números em uma planilha

Os praticantes do marketing radical reconhecem que os principais clientes são responsáveis pela maior parte do sucesso de sua empresa.

7. Crie uma comunidade de consumidores

Os praticantes do marketing radical “incentivam seus clientes a pensar em si próprios como uma comunidade e na marca como agente unificador dessa comunidade”.

8. Repense o mix de marketing

Por exemplo, um praticante de marketing radical usa “propaganda de precisão cirúrgica” caracterizadas por campanhas curtas e com alvos bem determinados.

9. Concorra com empresas maiores usando idéias de marketing diferentes e renovadas

Os praticantes do marketing radical limitam, por exemplo, a distribuição a fim de fomentar fidelidade e compromisso entre distribuidores e clientes.

10. Seja fiel à marca

Os praticantes do marketing radical “são obcecados pela integridade da marca e tem a qualidade como idéia fixa”

Fonte: Sam Hill e Glenn Rifkin, Radical marketing. Nova York: HaperBusiness, 1999, p. 19-31.

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